O portal que divulga as maravilhas de Pernambuco.

sexta-feira, 19 de novembro de 2010

Porto de Galinhas é a grande estrela do turismo pernambucano

Posted by Pernambuco Tour On 23:09 No comments










Há cerca de dois meses, a empresa Plural Pesquisa esteve no balneário de Porto de Galinhas e entrevistou 300 turistas, entre estrangeiros, nacionais e locais. O objetivo era medir o grau de satisfação do visitante com relação ao destino, os atrativos, serviços oferecidos e estadia na praia. Repetindo os resultados das pesquisas realizadas nos últimos anos, os dados obtidos registraram a total satisfação dos turistas, que continuam fazendo do balneário um dos mais procurados do país. Oitenta e seis por cento dos entrevistados responderam Excelente ou Muito bom para a pergunta Como avalia a sua estadia em Porto de Galinhas? Enquanto isso, 99% por cento das pessoas ouvidas afirmaram que recomendariam o destino a um amigo ou parente. Com relação às opções de turismo e lazer ofertadas, os números foram igualmente positivos: 99% dos entrevistados se declararam plenamente satisfeitos.

O sucesso do Turismo no Ipojuca, particularmente em Porto de Galinhas, é resultado dos frequentes investimentos que a Prefeitura Municipal tem realizado em infraestrutura, acesso, equipamentos hoteleiros, capacitação profissional,  promoção comercial, divulgação, preservação ambiental e equipamentos turísticos, considerando o setor como uma das grandes prioridades da sua gestão. Pesquisas como essa têm sido realizadas com frequência, atuando como mais uma ferramenta de monitoração da funcionalidade dos serviços públicos na praia, um dos maiores expoentes do turismo no Nordeste. Analisando números das operadoras de viagens, também é fácil comprovar a pujança de Porto de Galinhas como polo turístico. A TAM Viagens, por exemplo, registra até o momento 20% de crescimento de vendas para o balneário com relação a 2009, mesmo percentual registrado pela operadora CVC. Segundo estimativas da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes, a expectativa de crescimento total no ano chega a 20%, aumentando de 600 mil visitantes registrados no ano passado para um total de 720 mil até o mês de dezembro. Os números, que vêm num crescente, devem registrar pontos ainda mais positivos, uma vez que a Secretaria de Turismo tem investido esforços no estímulo aos vôos charters, principalmente de países vizinhos, como a Argentina.

Outra importante estratégia da Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes tem sido o investimento em ações de marketing e divulgação em diversas regiões do país e no exterior, ora em parceria com a Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas - AHPG, ora em parceria com o Poder Público estadual, marcando presença em feiras e eventos, ou mesmo promovendo-os no balneário. Um bom exemplo foi a realização, em maio passado, da 19ª edição do maior evento internacional de turismo voltado para o mercado nordestino, o Brazil National Tourism Mart (BNTM), que tem o objetivo de promover o encontro de empresários e operadores dos trades turísticos nacional e internacional. Durante uma semana, cerca de dois mil visitantes estiveram no balneário, entre operadores e agentes de turismo, hoteleiros e empresas aéreas. Foi a terceira vez que a feira aconteceu em Pernambuco (1994, 2002 e 2007), sendo a primeira vez fora do Recife, batendo recordes de participação e rodadas de negócios. Porto de Galinhas também sediou o X Congresso Brasileiro de Fomento Mercantil, esteve presente, durante todo o mês de julho, no Espaço Cultural Veja SP, em Campos do Jordão, e promoverá apoiará, no mês de outubro próximo, o Congresso da World Airlines Club Association/WACA.

Merece destaque, ainda, a participação do município no projeto Pernambuco Bom Pra Você, que levou a cultura de diversos municípios do país para cidades como São Paulo, Fortaleza, Natal, Maceió, Aracaju, Salvador, Porto Alegre e Brasília. Além disso, Porto de Galinhas esteve presente em grandes eventos do Turismo, como o MinasTur (MG), Fórum Panrotas, ambos no mês de março, a Aviestur, em Campos do Jordão, e o Mundo Abreu, em Lisboa, ambos no mês de abril, e o 5º Salão do Turismo, em maio. Participará, ainda este ano, de eventos como a AVIRRP, em Ribeirão Preto – SP, ainda esse mês, a ABAV, que acontece no Rio de Janeiro, a Feira Internacional do Turismo-FIT, em Buenos Aires, em outubro, e o Festival de Turismo de Gramado (RS), em novembro.

Porto de Galinhas também tem despontado como um destino de destaque em prêmios nacionais e internacionais. O balneário vive hoje a expectativa de receber, pela décima vez consecutiva, o prêmio VT da Melhor Praia do Brasil, concedido pela conceituada Revista Viagem e Turismo, publicada pela Editora Abril. Os indicados serão divulgados nos próximos meses e a premiação sempre acontece durante evento festivo, no Rio de Janeiro, no mês de outubro.

FAMTOURS e FAMPRESS – Um convênio firmado entre a Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes do Ipojuca e a Associação dos Hotéis de Porto de Galinhas - AHPG tem fortalecido as ações de divulgação, a exemplo da prática dos famtours e fampress. Através deles, operadores, agentes de turismo, jornalistas e formadores de opinião são convidados a conhecer Ipojuca, com todas as despesas pagas, sendo apresentados ao que existe de melhor no município. Em 2010, até o momento, já foram realizadas cerca de cinquenta ações como essa, com comprovada e imediata repercussão positiva. Sempre são convidados, entre outras, representantes das operadoras CVC, Interlands e TAM Viagens. A expectativa é fechar o ano com 80 ações, entre famtours e fampress (jornalistas). 

Os turistas que aportam no balneário encontram uma grande oferta de serviços e facilidades. Fortalecendo esse receptivo de qualidade, a Prefeitura inaugurou, no mês de maio, o novo Centro de Informações Turísticas, espaço climatizado com atendentes bilíngues e capacitados a oferecer ao visitante todas as informações, não apenas das praias, mas de todo o município do Ipojuca, que também oferece turismo rural, religioso e histórico. Além disso, o turista conta com Terminais Eletrônicos de Informações em todos os hotéis filiados à AHPG e nos principais pontos da Vila de Porto, além de um site institucional, www.visiteportodegalinhas.com, onde pode obter a qualquer momento todas as informações sobre o destino, além de fazer contato com a Secretaria de Turismo, Cultura e Esportes para demandas especiais.


Fonte: Prefeitura do Ipojuca/Secretaria de Turismo

0 comentários:

Postar um comentário